Telemedicina é a mais nova assistência oferecida pelas Seguradoras
Anteriormente à pandemia da Covid-19, as consultas médicas a distância eram proibidas. Esse cenário só mudou no dia 16 de abril de 2020, quando a Lei 13.989/20 foi sancionada, autorizando a prática de telemedicina no país durante a crise sanitária da pandemia de COVID-19.
Até o início da pandemia, a telemedicina era algo distante da realidade dos brasileiros, mas que ganhou muita força e popularidade pela sua praticidade e segurança. Logo na primeira semana após o decreto de pandemia, aconteceu um aumento de 800% no uso desse serviço de acordo com pesquisa realizada pela revista de saúde PLOS One. Os especialistas acreditam que a tendência é que, mesmo após o período pandêmico, o uso desta tecnologia continue em alta.
Visando essa demanda, os Seguros de Vida e Planos de Saúde passaram a disponibilizar consultas on-line mesmo após o relaxamento das medidas de distanciamento e isolamento social, reflexo, principalmente, da vacinação da população contra a COVID-19.
Um seguro de vida para usar em vida
As seguradoras procurando montar o melhor produto para você, tem buscado oferecer além das coberturas tradicionais (como Indenização por Morte e Invalidez por Acidente, por exemplo, que não são obrigatórias), elas também oferecem vários outros tipos de proteção que você pode escolher por contratar, ou não.
Uma dessas coberturas opcionais é aelemedicina chegou para somar aos benefícios do seguro de vida para serem usados em vida.
O diretor de Vida, Previdência e Capitalização da Seguradora Zurich no Brasil, Rodrigo Barros, conta que a seguradora analisou a realidade do mercado antes de anunciar a novidade. “Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64,4% dos brasileiros vivem em famílias em que ninguém possui um convênio médico. Isso acontece, em grande parte, por conta do valor de investimento que é necessário fazer para ter acesso a este tipo de atendimento. Pesquisamos muito e encontramos a plataforma Tem Saúde, que permite que possamos oferecer o serviço com a qualidade que a Zurich preza, já que a companhia sempre coloca o cliente no centro de tudo o que faz”, explicou em entrevista para a Revista Apólice.
Telemedicina: Como funciona esse serviço?
Esses serviços são oferecidos por diversas plataformas, como a Tem Saúde, Einstein Conecta ou até mesmo pelo WhatsApp.
Todas as consultas são realizadas por videochamada, de forma que tanto médico quanto paciente possam ver um ao outro ao vivo, interagindo como em uma consulta presencial. Já no exame físico, o médico irá te observar através da câmera, o estado geral, o padrão respiratório, sinais de dor e desconforto, além de poder avaliar garganta, olhos e lesões de pele.
Já nos casos de atendimentos pediátricos, o adulto responsável pela criança poderá fornecer outros dados importantes para a avaliação. O médico irá orientar na avaliação de lesões de pele (textura, descamação, calor local), na avaliação de dor, na contagem da frequência respiratória, entre outros fatores.
Quais são as vantagens da telemedicina?
A principal vantagem do serviço de telemedicina é o acompanhamento ágil e seguro do estado de saúde do paciente, esteja ele acometido por uma doença transmissível ou não.
Em suspeitas de COVID, você poderá entrar em contato com um médico, que, em um primeiro momento, irá repassar orientações básicas para o possível quadro, como os cuidados básicos a serem tomados e o que deve ser feito para realizar o exame laboratorial que confirma o diagnóstico da doença.
Além disso, a telemedicina ajuda a aliviar a procura por outros atendimentos mais simples que podem ser resolvidos com prescrições e orientações dadas a distância.
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Saiba o que cada seguradora oferece para você com essa cobertura
Porto Seguro:
A Porto Seguro conta com o serviço de telemedicina Alô Saúde:
“Atendimento médico disponível a qualquer momento. Com ele é possível esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas à saúde. Você passa por um processo de acolhimento, triagem, orientação e direcionamento para as especialidades indicadas, sempre com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado e individualizado”.
- Disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
- Um canal seguro, sigiloso e de alta qualidade.
- Atendimento pessoal e personalizado com o nosso time de especialistas.
Quem pode usar?
Este serviço está disponível exclusivamente para titulares e dependentes Porto Seguro Saúde.
Porto Seguro, MetLife e Tokio Marine
As três seguradoras também têm como opção o serviço de telemedicina do Einstein Conecta:
Esse serviço coloca você em contato direto com os médicos com a mesma qualidade Einstein por meio do celular ou computador, a qualquer hora do dia e de onde você estiver, basta ter conexão com a internet. Você poderá resolver casos com sintomas não urgentes, como:
- Diarreia
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Dor muscular
- Infecção urinária
- Febre
- Sinusite
- Resfriado
Outras vantagens:
- Diretrizes internacionais de atendimento
- Sistema ágil e descomplicado
- Serviço de alta qualidade com custo acessível
- Atendimento adulto e pediátrico
- Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana
AIG
A Seguradora AIG conta com um produto que se chama Seguro MiniMed AIG. Trata-se de um seguro de Acidentes Pessoais com um pacote de assistências completo incluindo telemedicina, desconto em farmácias e funeral para seus colaboradores. Ele é ideal para empresas de diversos portes que queiram oferecer coberturas de seguro com pacotes de assistência a seus colaboradores. Feito para empresas pequenas, médias e grandes com times a partir de 10 colaboradores.
Allianz
A Seguradora Allianz também conta com um serviço de telemedicina chamado Allianz Help Consulta + Telemedicina:
“Allianz Help Consulta é um programa de descontos em consultas médicas e exames particulares, procedimentos odontológicos e para medicamentos. Você ainda conta com assistência funeral, além de um clube de benefícios com descontos em lazer, educação, bem-estar e muito mais.
- Descontos em consultas médicas, exames e procedimentos odontológicos particulares.
- Rede credenciada com diversas especialidades e mais de 2 mil tipos de exames diagnósticos.
- Clube de Benefícios com descontos especiais em estabelecimentos de lazer, educação, academias, pet shops, cinemas, entre outros.
- Cobertura dos serviços em nível nacional com a qualidade da Allianz Assistance.
- Conte com a Assistência Funeral, oferecendo todo o suporte necessário no momento mais difícil.
- Preços reduzidos em medicamentos em uma ampla rede de farmácias credenciadas.”
Zurich
Segundo a Seguradora Zurich, os clientes que contratam a cobertura “Zurich Vida Para Você” podem ter acesso a atendimento médico de forma online, disponível 24 horas por dia. Essa é mais uma entre 15 opções de assistências que o segurado pode escolher ao adquirir o seguro, que tem a marca da flexibilidade”
MAG Seguros
Na MAG Seguros, a cobertura de telemedicina faz parte do seguro vida toda bem-estar, onde o cliente tem, além do desconto em mais de 9 mil medicamentos, exames e consultas, está a disponibilização de canais de atendimentos de telemedicina com médicos, 24 horas por dia.
O serviço conta igualmente com a atuação de outros profissionais de saúde via telefone, como psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos e assistentes sociais. Isso garante um cuidado amplo da saúde, o que certamente contribui com o bem-estar do segurado.
Mapfre
Nos seguros de vida da Mapfre, como o Vida Você Multiflex, Vida Você Mulher e no Vida Você Especial, você encontra os benefícios de Orientação Médica por Telefone (OMT) e Telemedicina no programa Cuidando de Você.
Segundo a Revista Apólice:
“Além dos benefícios de Orientação Médica por Telefone e Telemedicina, o cliente participa do programa Cuidando de Você, que concede um cartão virtual que dá acesso às consultas presenciais com descontos, descontos em exames laboratoriais e, pelo menos, 20% de desconto em medicamentos, sendo o benefício estendido a cônjuge, filhos de até 21 anos, pais e sogros.”
Icatu
A Icatu também está na lista das seguradoras que oferecem serviço de telemedicina, mas, diferente das outras, esse serviço é feito pelo WhatsApp:
“Todo o processo de teleorientação é feito pelo WhatsApp. A partir desse primeiro contato é gerado um link seguro para o fluxo de atendimento de saúde e agendamento de teleconsulta, quando necessário, por uma plataforma de Telemedicina. O cliente pode usar o serviço sempre que precisar, com atendimentos ilimitados, seja para tirar dúvidas gerais, quando se sentir mal ou passar por algum procedimento médico.”
SulAmérica
A SulAmérica conta com o programa Saúde na Tela: Cuidando de você onde estiver:
Médico na TelaAlém de se consultar com médicos plantonistas, 24h por dia, para esclarecimentos de dúvidas e sintomas simples, o beneficiário poderá agendar previamente teleconsultas com alguns médicos da rede referenciada, escolhendo o médico de preferência nas mais diversas especialidades: cardiologia, dermatologia, psiquiatria, etc.
Sessões de Terapia por videochamada
Agora, com pedido médico em mãos, nossos beneficiários também contam com sessões de acompanhamento via videochamada com Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional, podendo fazer os agendamentos diretamente com alguns terapeutas da rede credenciada.”
Qual é o melhor plano de Seguro de Vida?
Diante de tantas opções de Seguro de Vida, seguradoras, cobertura e valores, é normal você se sentir confuso na hora da contratação.
Nossa equipe de especialistas está pronta pra te atender, tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher a melhor opção de acordo com suas necessidades.