> TODAS

> VIDA E ACIDENTES

> ESTÁGIO

> SAÚDE

> PREVIDÊNCIA

> VIAGEM

> AUTOMÓVEL

> RESIDÊNCIA

15/04/2021 16:10

  Views  

PROFISSIONAIS DA SAÚDE PEDEM MAIS SAÚDE

Desde março de 2020 o Brasil vem enfrentando a pior crise econômica e sanitária da história devido à pandemia global de COVID-19. Nessa batalha centenas de milhares de vidas foram perdidas, inclusive de profissionais da área da saúde, como enfermeiros e médicos que estão na linha de frente do combate. Dentro da área da saúde, também se apresenta com um alto risco de contaminação os fisioterapeutas, cuidadores e dentistas. Esses profissionais continuaram atendendo casos emergenciais, e alguns participaram do tratamento de pacientes contaminados, como no caso dos fisioterapeutas.

O nível de exposição desses profissionais é extremo. Segundo pesquisa realizada pela UFRJ, profissionais da saúde bucal possuem 100% de risco de contaminação pela proximidade física com os pacientes. Mas acima da exposição ao vírus, e do desgaste físico desses profissionais, o principal reflexo constatado após um ano de pandemia é a fragilização da saúde mental.

Nos profissionais da saúde esse impacto tem sido maior devido às longas jornadas seguidas de trabalho, e o alto nível de estresse no ambiente hospitalar e ambulatorial. Segundo pesquisa realizada desde 2020 pelo Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ouviu diversos profissionais em todo o país, grande parte relatou não se sentir preparado para lidar com a pandemia. A grande maioria também relata alto nível de estresse, 87% afirmam sentir medo, e 67% apresentam sintomas de ansiedade.

Mas não é só o estresse da rotina, e o risco de contaminação que assustam os profissionais da saúde. De acordo com o comunicado dos Médico Sem Fronteiras (MSF) no Brasil, a reação do país ao combate ao covid-19 deve se iniciar nas comunidades, e não nos hospitais. "Além de garantir que oxigênio, sedativos e equipamentos de proteção individual (EPI) cheguem aonde são necessários, é preciso que, nas comunidades, as pessoas usem máscaras, façam distanciamento social, sigam medidas rígidas de higiene e restrinjam todos os deslocamentos não essenciais”; declara Meine Nicolai, diretora geral do MSF.

A grande preocupação dos profissionais de saúde é a grande desinformação da população sobre o agravamento da pandemia, a falta de medicamentos e equipamentos, e uma ausência de política pública coordenada para atender o Sistema Único de Saúde. Somam-se a isso o debate político sobre o uso de medicamentos sem comprovação científica, e o encorajamento das pessoas em driblar as medidas de higiene e saúde. Como se não bastasse esses fatores, o Brasil está atrasado na vacinação da população. Segundo o jornal Valor Econômico, enquanto o país vacinou pouco mais de 15% da população com a primeira dose até o mês de abril, Israel já atingiu 61%, Reino Unido 47,5%, Chile 40%, EUA 36,5%.

Diante de tanta dedicação e sacrifício, a OMS declarou 2021 como o ano internacional dos trabalhadores da saúde e cuidadores. E esperamos que as iniciativas públicas e privadas se preocupem em colaborar com a atuação desses profissionais. Pensando nisso a OESTE SEGUROS decidiu contribuir com a proteção desses profissionais. A empresa é especializada em seguros de vida, com coberturas de afastamento do trabalho, e doenças graves, que protegem a renda do profissional em caso de contaminação ou ocorrência de AVC, Infarto e outras doenças. Além do seguro de Responsabilidade Civil Profissional, para garantir proteção jurídica e financeira contra processos por erro médico, ou acusações de imperícia, imprudência ou negligência.

A OESTE SEGUROS preparou condições e preços especiais para todos os profissionais da saúde, clique no botão abaixo e descubra a melhor proteção para você e sua família.


Gostou da matéria? Quer aprender mais detalhes sobre o mundo dos seguros? Então curta esta matéria, comente, compartilhe e siga a gente nas redes sociais. Toda semana tem assuntos novos. E você também pode assistir o vídeo abaixo com mais informações preciosas:




Comentários

carregando...

Deixe seu comentário e avaliação!

logo oeste