Confira 3 dicas para aumentar a segurança e a durabilidade do seu capacete
O capacete é o principal item de segurança para quem dirige motos. É ele quem protege a cabeça do condutor de lesões mais sérias durante uma queda ou acidente. Mas para manter a funcionalidade em perfeito estado, além de um aspecto mais agradável durante um longo período, alguns cuidados devem ser tomadas no dia-a-dia.
Limpeza ou higienização interna
É recomendável fazer uma limpeza na parte interna do capacete com frequência, para evitar o acúmulo de ácaros e bactérias, devido ao calor e umidade. Essa higienização deve ser feita no mínimo uma vez por semana, ou se possível logo após o uso.
Se a forração for removível, tudo é mais simples. Basta “destacar” cuidadosamente o e fazer a limpeza com detergente neutro. Caso utilize a lavadora de roupas, a recomendação dos especialistas é utilizar a opção “roupa delicada”. No caso de capacetes sem forração removível, o indicado é utilizar um pano úmido com detergente neutro e passá-lo nas partes internas, depois deixar secar na sombra. Especialistas informam que se você deixar secá-lo no sol, a alta temperatura pode danificar os materiais internos do capacete e, por consequência, fazê-lo perder suas propriedades de proteção.
Limpeza externa
Para não danificar a pintura e textura da tinha, é recomendado utilizar um pano com sabão ou detergente neutro durante a limpeza. Evite produtos como removedores, ou que tenham a sua base o petróleo. Produtos como esses costumam ser abrasivos, o que danificam a pintura do capacete.
É importante também polir a viseira e o casco, para ajudar a manter uma boa visibilidade durante a condução da sua moto, e aumentar a durabilidade. Em relação à viseira, é preciso ter cuidado para não fazer arranhões no objeto. Para isto, utilize um pano macio.
Armazenamento
Após a limpeza, não esqueça de guardar seu capacete em um local seco, para evitar o acúmulo de bactérias em locais com a umidade elevada.
Outra dica importante é mantê-lo em um local arejado, com temperatura amena, longe do frio ou calor extremos. Mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar a eficácia da proteção do seu capacete.
rn
Não esqueça também de verificar a validade do capacete! Normalmente essa informação consta na etiqueta interna, juntamente com a data de fabricação. E evite compartilhar seu capacete com outras pessoas.
Quer deixar sua moto mais segura? Faça uma cotação grátis com a OESTE, e conheça todas as vantagens de ter um seguro conosco.
Basta clicar no botão abaixo: